Câmeras instantâneas valem a pena? Qual comprar?

0 comentários
cameras-instantaneas

Eu deixei de imprimir minhas fotos há muito tempo. E aí a gente passa a deixa-las só no computador, nas mídias sociais, no facebook e aqui no blog. E isso é legal, porque muita gente pode ver minhas fotos preferidas, mas é meio chato porque a gente não lembra de ficar olhando para elas lá, e as vezes esquecemos de quantos momentos legais tivemos nos últimos tempos.

Mas de uns tempos pra cá, ter câmera instantânea virou um hype e muita gente comprou. Acho que um dos motivos principais foi ter chego no mercado a Instax da Fuji, que é uma câmera instantânea com um bom preço (cerca de R$300).

Eu acabei ganhando uma (presente da Carolina Herrera, obrigada!), mas antes eu já tinha usado a da Pripoka e estava muito tentada a comprar uma para mim quando ganhei essa.

Na época eu lembro que pesquisei muito e estava em dúvida entre a Instax Mini e a Impressora Instax, para minhas necessidades eram as mais apropriadas, mas pesquisei sobre outros modelos e vou contar tudo para vocês!

camera-instantanea-vale-a-pena-foto

 

Preciso de uma câmera instantânea?

Acho legal você se perguntar se você tem o costume de imprimir fotos e se realmente vai usar as impressas. Elas são muito legais para compor um álbum ou até mesmo para fazer decoração nas suas paredes, pode ser em mural, quadros ou até mesmo coladas diretamente na parede. Uma dica muito legal é pintar a parede com tinta magnética para colocar as fotos com imãs em cima, ou fazer um varal bem bonitinho de fotos.

Para mim, a maior vantagem de ter uma câmera instantânea é poder guardar seus momentos num lugar que fica exposto e faz parte da sua decoração. Mas é claro que você pode mandar imprimi-las, e até fazer de um jeito que fica a bordinha branca, igualzinha a da instax ou estilo polaroid, e ainda sai muito mais barato né? A vantagem de imprimir na hora é que você não vai esquecer ou ficar adianto para sempre e desistir da coisa.

instax-camera-2380.0000001297539221
Imprimi algumas fotos aqui e fiquei muito satisfeita com o serviço. A única coisa ruim é que o site está com muitos bugs ainda e não consegui trocar o tamanho da impressão. Mas há um monte de outros sites na internet que fazem isso!

Um filme com 10 poses sai na média de 25 reais, R$2,50 por foto. O problema é que nem todas as fotos da câmera vão sair boas, ainda mais se forem selfies, demora para você aprender, e como você não pode ver a foto antes de revelar vão acabar saindo fotos ruins que você não pode reutilizar, e simplesmente vai jogar fora. Então eu acho que as fotos saem caras, principalmente porque você poderia revela-las por 50 centavos numa dessas empresas de revelação de fotos.

Mas a magia da foto sair na hora não tem preço . É realmente uma delícia e as minhas fotos instantâneas me trazem lembranças tão gostosas que não trocaria por nada. Ela é muito divertida de usar com os amigos. Todo mundo fica curioso para saber como ela funciona e ama a idéia. Um ponto negativo é que todo mundo pede as fotos também, então você acaba tirando 10 e ficando com 2! hehehe

cameras-instantaneas3

Um ponto negativo da câmera é que você vai ter que levar ela aos lugares (dããã) para tirar fotos com os seus amigos e familiares. Só que ela não é compacta e pequena, ocupa espaço mesmo e é meio chato ficar levando duas câmeras para todo lugar.

Acho que colocando esses pontos na balança, dá para decidir entre comprar ou não. E se você decidiu comprar, aqui vão alguns modelos que realmente valem a pena:

Instax Mini Fujifilm

instax-camera-44dc.0000001301262458 

instax-camera-3eed.0000001397363881

Essa é a minha câmera, e sem dúvida a mais popular de todas, na minha opinião a que mais vale o custo x benefício. Você encontra ela em muitas lojas, inclusive físicas, e ela varia numa média de preço de R$250-R$350. Os filmes também são muito fáceis de encontrar. Você também encontra ela em uma infinidade de cores lindas, assim pode escolher a que é mais a sua cara. Inclusive você acha ela com skins diferentes, tem uma anos 90 inclusive muito linda!

Ela é analógica, usa papel para revelação instantânea de fotos que reage a luz, e uma vez instalado o cartucho de fotos você não pode abrir a câmera, se não queima todos os filmes.

instax-camera-f2db.0000001397363843

Ela não é tão grande assim, nem tão pesada, mas o formato dela deixa o trabalho de carrega-la mais complicado do que carregar uma câmera digital compacta.

A lente dela é uma objetiva com distância focal de 60 milímetros e abertura f12,7. Ela não tem zoom, mas alguns modelos vêm com uma lente de zoom para você acoplar a câmera.

E ah você também encontra os filmes com a barrinha branca em horizontal, e também tem modelos cheios de desenhos e coisas fofas!

Ela tem 5 intensidades de flash, é o único ajuste que você pode fazer na câmera, e em geral, as fotos tiradas de rosto saem super estouradas, enquanto as de longe saem escuras. Você tem que aprender e achar um meio termo para sairem perfeitas.

Você pode encontra-la por R$289 e os filmes por R$49 20 poses. Você também encontra uma câmera parecidíssima com essa só que Wide, a Fuji Instax Wide.

 

Polaroid PIC300

 

polaroid300

Essa é a versão da Instax Mini só que da Polaroid. Ela é igualzinha, tamanho de foto, flash, ajustes, tudo muito parecido. Acho que a decisão entre uma e outra se baseia muito em duas coisas: facilidade de achar os filmes (a instax tem em todo lugar enquanto a polaroid você só consegue comprar online), e design da câmera.

Você pode encontra-la por R$299 em várias cores.

Polaroid Z2300W

Polaroid-Z2300-03cc.0000001346446516Polaroid-Z2300-72b5.0000001344550633

A maior diferença entre essa câmera e as anteriores é que ela é digital! Daí você pode tirar as suas fotos, salva-las, vê-las, escolher as melhores e aí sim, enviar uma ou outra para impressão dentro da própria câmera.

Ela não usa tinta para imprimir, o papel reage a luz, e o papel de impressão dela é diferente das outras e não tem a bordinha branca. Uma das coisas mais legais é que o papel já é adesivo, então você pode cola-las em qualquer lugar sem usar fita.

Polaroid-Z2300-fd09.0000001346996925

Outra coisa muito legal é que você pode pegar o cartão de memória dela (SD), colocar no computador e adicionar suas fotos tiradas de outras câmeras, e daí imprimir.

Ela tem resolução de 10 mp, e já vem com alguns ajustes que você pode fazer para melhorar as fotos antes de imprimi-las. Uma coisa chata dela é o foco. Ele é meio difícil de acertar e ela demora muito para focar.

Ela é bem mais compacta que as anteriores e muito mais fácil de carregar. Outro ponto positivo é que, diferente das duas outras, ela usa uma bateria interna no lugar das pilhas.

Daí você precisa pensar se a praticidade e versatilidade dela compensa a perda da magia de imprimir e ter a foto sem saber exatamente como a sua cara vai sair nela.

A Lully e a Mel fizeram um vídeo bem legal comparando a Instax Mini e a Polaroid Z2300w, olha só:




Ela é um pouco mais cara que as outras, R$699, e o filme com 30 poses custa R$59.90. Também tem no photojojo por U$199.

Instax Printer SP1

cameras-instantaneas2

Por último, mas não menos importante, uma das minhas coisas preferidas de 2014, objeto de desejo e sem dúvidas, uma das minhas próximas compras: a impressora da instax.

Ela usa o mesmo papel que a Instax Mini, e é wireless. A vantagem é que você pode tirar lindas fotos no seu iphone e enviar para a impressão nela. A desvantagem é que a maior parte da magia é perdida já que você está meio que imprimindo as suas fotos preferidas.

Outra desvantagem é o preço U$159, e o fato de que ela ainda não chegou no Brasil em nenhum lugar, nem no mercado livre tem. Se você decidir comprar online, vale a pena pagar mais caro e pedir no photojojo já que o risco de ser taxado nas compras de lá é muito menor.

fuji_instax_printer_3

Eu tenho que admitir que, depois de ter uma câmera instantânea me apaixonei pela idéia de imprimir minhas fotos com bordinha branca super fofa e  não quero mais parar. Mas também não quero imprimir só as fotos que tiro na hora, tenho memórias excelentes que já registrei no celular e quero imprimi-las também. Por isso me animei tanto com a idéia da impressora e vou compra-la assim que viajar para fora.

E aí, deu para conhecer um pouco das câmeras instantâneas no mercado? Qual é a sua favorita?



fonte: eaibeleza.


Postar um comentário